É fundamental escolher as cores certas na hora de tatuar. Além de fatores estéticos e da coloração em si, é preciso optar por tintas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já que isso demonstra um produto totalmente seguro e que não apresentará danos à saúde.
Uma tinta regulamentada garante práticas de fabricação seguras, resguardando o indivíduo e garantindo o bom desempenho do produto quando aplicado à pele. Entre os procedimentos adotados pela Anvisa estão a toxicidade, composição e compatibilidade do item em contato com a derme.
A melhor coloração para tatuagem será aquela que apresentar maior densidade e pigmentação. A regulamentação brasileira reprova o uso de metais pesados nesses itens, por exemplo.
As tintas sem procedências podem apresentar riscos até ao funcionamento dos órgãos ou então promover uma reação alérgica na pele, causando coceira, vermelhidão e feridas. Por isso, é necessário conferir a validade do registro e não comprar ou vender esses produtos sem regulamentação. Pelo site oficial da Anvisa, essa consulta é possível de maneira rápida e fácil.
Conferir as informações referentes aos ingredientes das tintas também é aconselhável. No próprio rótulo consta se é de origem animal ou vegetal e os compostos utilizados. Procure pela credibilidade da marca no mercado também e saiba mais sobre a empresa da tinta em questão.
Fique ligado e passe essas dicas adiante, afinal, todo cuidado é pouco quando se fala em saúde, né?!