Mesmo com a evolução da humanidade, tatuagem ainda é um tabu para muitos, principalmente em algumas vertentes específicas da sociedade. Segundo uma pesquisa realizada pelo Tattoo2me em março de 2018, cerca de 5.390 entrevistados relataram ter sofrido algum tipo de preconceito por terem tatuagem. Dentro da estatística citada, 73,89% disseram ter sofrido preconceito dentro da própria família, e os outros 22,26% no trabalho.
Nesta mesma pesquisa, foi possível constatar que as regiões brasileiras com maior índice de preconceito são Nordeste e Centro-Oeste. Já o Sul e Sudeste possuem as menores taxas, e mesmo assim, uma a cada duas pessoas que participaram da pesquisa acabaram sofrendo preconceito de alguma maneira. Outros dados foram constatados e – acredite se quiser – um deles é: quanto maior a quantidade de tatuagens, maior a visão negativa.
Dependendo do conteúdo da tatuagem, você não terá problemas para conseguir emprego. Tudo depende do quanto você terá de ficar exposto, como na posição de um/uma recepcionista, por exemplo. Nesse caso, é essencial pensar no local de aplicação antes de tomar uma decisão precipitada, sabendo que pode ter problemas relacionados a isso. Também vale reforçar: independentemente de quais sejam suas crenças, não faça desenhos que possam soar ofensivos, como uma suástica.
O outro lado da moeda
Apesar dos fatos citados na primeira parte do conteúdo, a tatuagem está cada vez mais na moda, e grande parte das empresas enxerga isso como algo completamente normal, assim como o uso de alargadores, por exemplo. Os tatuados e tatuadas também são considerados charmosos, principalmente se os desenhos forem diferenciados e criativos. Elas podem servir até como motivo de aproximação entre pessoas que estão interessadas umas nas outras, por que não?
Aliás, você sabia que existem pessoas que possuem algum tipo de alergia ou doença e fazem tatuagens para sinalizar essas condições? Alguém que tenha problemas de desmaio, por exemplo, pode utilizar esse recurso destacado na pele, assim as pessoas que forem prestar socorro estarão cientes da situação e poderão agir com mais precisão, de acordo com o problema que está sendo apresentado naquele momento.
Tatuagem é muito mais do que um simples valor estético, e aos poucos as barreiras em relação aos preconceitos serão quebradas de uma vez por todas!
E aí, galera! Curtiram? Então aproveita e compartilha aí para nos dar aquela força, assim teremos mais gás para continuar trazendo curiosidades a vocês!