Na história, é óbvio dizer que tudo tem um começo, e a partir desse começo, surge uma série de referências que dão margem para a continuidade, a evolução. No universo das tatuagens não é diferente, e as ferramentas utilizadas desde os tempos mais primórdios até os dias atuais diferem muito de acordo com as culturas locais. Bora dar uma conferida em alguns exemplos?
Ferramentas antigas no Egito
As pontas das ferramentas utilizadas no antigo Egito eram feitas em peças retangulares de bronze, dobradas para dentro com diversas agulhas amarradas juntas e moldadas em forma de martelo, presas a um cabo de madeira e mergulhadas na fuligem. Nessas condições, o objeto estava pronto para ser utilizado e registrar os desenhos na pele.
Ferramentas Ta Moko
O conceito que a maioria das pessoas conhece como tatuagem Maori, também pode ser chamado de Ta Moko. Os povos indígenas da Nova Zelândia continuam com a prática das tradições até os dias de hoje, e ela consiste na utilização da tinta feita de madeira queimada para realizar os cortes na pele. Além disso, utilizam uma ferramenta chama Uhi, produzida a partir de um osso afiado com cabo de madeira que serve como martelo para fixar o pigmento.
Ferramentas e técnicas Dayak
Na imensa Ilha de Bornéu, existe outra tribo nativa que pratica a arte de tatuar há centenas de anos. O processo era realizado através da utilização de uma agulha de espinhos de laranjeiras, e a tinta era feita com base na mistura de fuligem e açúcar. Os desenhos costumavam simbolizar figuras sagradas para comemorar em ocasiões especiais, como a maturidade sexual ou o nascimento de uma criança, por exemplo.
O’Reilly e a máquina de tatuagem elétrica
Depois de alguns exemplos de culturas mais antigas, vamos para o ano de 1891, onde o tatuador norte-americano Samuel O’Reilly acrescentou duas agulhas na caneta elétrica inventada por Thomas Edison, além de um reservatório de tinta e o ajuste preciso do ângulo do cano. A máquina era capaz de realizar 50 perfurações por segundo, revolucionando a indústrias das tatuagens e influenciando diretamente nos moldes atuais.
E aí, galera! Curtiram? Então aproveita e compartilha aí para nos dar aquela força, assim teremos mais gás para continuar trazendo curiosidades a vocês!