Você é aquela pessoa que precisa apenas de um empurrãozinho para colocar em prática as ideias que já estavam na cabeça? Se essas ideias forem relacionadas a tatuagens, aí vai uma informação comprovada que você vai adorar: a cada desenho que é feito em sua pele, o corpo ficará mais resistente às infecções!
É claro que tal fato vale apenas para quem tem mais de uma tatuagem, e que não sejam tão pequenas. Quando a agulha entra na pele, feridas são abertas e imediatamente o corpo começa a trabalhar para cicatrizá-las, sendo assim, o sistema imunológico fica a todo vapor e começa a dar respostas mais eficientes, acostumando o organismo a suportar melhor as infecções.
Um exemplo mais extremo – mas que ilustra bem a lógica do estudo – é o de pessoas que aplicam pequenas doses de veneno de cobra diariamente para, aos poucos, ficarem mais resilientes. Conforme o seu corpo vai se acostumando com as feridas da agulha, vai ganhando resistência.
Os pesquisadores que participaram do processo acompanharam 24 homens e 5 mulheres em uma sessão com o tatuador que topou contribuir. A experiência permitiu que eles analisassem a quantidade gerada de um anticorpo denominado como imunoglobulina A (anticorpos) e o cortisol, hormônio relacionado ao estresse.
Por fim, chegaram à conclusão de que os níveis da imunoglobulina são menos afetados a cada tatuagem feita. “Nossos dados sugerem que o corpo se habitua ao longo do tempo ao estressor da tatuagem”, relataram os responsáveis pelo estudo realizado.
E aí, galera! Curtiram? Então aproveita e compartilha aí para nos dar aquela força, assim teremos mais gás para continuar trazendo curiosidades a vocês!