Além de contar com uma equipe completa de profissionais tatuadores de diversos estilos e técnicas, sendo também um local constante de artistas convidados, o Alcabones atua ainda com serviços de barbearia com o Leandro Chicano.
Apelidado de “Vato”, Leandro é natural de São Paulo capital e tem 45 anos de idade, trabalhando no segmento de barbeiro desde a adolescência.
Confira abaixo um pouco da trajetória desse cara mais do que especial para a família Alcabones!
- Como surgiu o interesse pela profissão? Conte um pouco do inicio da sua carreira.
Bom, na real foi a profissão que me procurou. Eu tinha na época uns 13/14 anos de idade.
Uns amigos se juntaram e compraram uma máquina de cortar cabelo e no fim de uma tarde me chamaram, dizendo que eu iria cortar o cabelos deles. Legal, né?! Decidiram isso e ponto final. Desde então, virei o barbeiro da rua, geral pedia para eu cortar. Era uma máquina doméstica e uma tesoura de cortar pano, além de um pente desses tipo de boneca. Foi assim que fiquei marcado como barbeiro no bairro. Depois fui vivendo a vida até certo dia em que resolvi oficializar a profissão, onde procurei um lugar para fazer o curso e ganhar uma certificação na área. Fiz uma especialização na Barbearia Cavalera de seis meses onde me aperfeiçoei em barbearia clássica. Após o curso, fiz o teste e passei para trabalhar como barbeiro profissional no mesmo estabelecimento, onde passei alguns anos e fiz diversos workshops para evolução das técnicas. - O que você mais gosta desse ramo?
Gosto de lidar acima de tudo com pessoas, dentro disso eu zelo pelo respeito e confiança em que encontro o verdadeiro e clássico sentido da amizade. Sendo assim, acabo fazendo amigos ao invés de apenas clientes. - Quais são os serviços que você oferece aos clientes no Alcabones? Qual o público e faixa etária que mais atende?
Ofereço o serviço de barbearia clássica e atendo todas as faixas etárias desde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Como disse, presto um serviço clássico e tradicional onde a família encontra um serviço geral para todos com base no respeito e confiança. - Como você enxerga a importância da sua profissão na autoestima e bem-estar das pessoas?
O serviço que ofereço trás, além de autoestima e bem-estar às pessoas, como você disse, verdadeiros amigos acima de tudo. Sendo assim, viramos uma família onde as alegrias são divididas e as ações do dia a dia são compartilhadas. - Como você se mantém atualizado nesse meio? Existem técnicas especificas, certo?
Sempre observando novos equipamentos e as variações de técnicas. Aprendo visitando outros amigos de profissão nas horas de folga, bem como se organizando entre os profissionais do ramo em workshops. - Quais conselhos você daria para quem deseja seguir nessa profissão?
Que tenha um grande amor ao ser humano, pois é uma profissão de muito contato cultural, em que não há lugar para preconceitos, apenas amor acima de tudo. É uma profissão que sempre está em evolução e aprendemos a cada atendimento, afinal, todos os seres humanos tem algo a doar. - Você acredita que essa profissão está ganhando mais visibilidade com o passar dos anos no Brasil? No geral, como você enxerga esse mercado?
Esta profissão é muito necessária, já que trabalhamos com a estética e higiene, trazendo também a autoestima e autoconfiança. Tal ofício está cada vez mais enraizado no nosso cotidiano e em crescente evolução.
Eu vejo como um mercado bom. Hoje corto o cabelo do pai e amanhã do seu filho, posteriormente do seu neto, sempre passando de geração em geração. Além disso, essa
profissão é uma das mais antigas do mundo, uma verdadeira tradição. Dela saiu profissões muito importantes, como a Medicina e a Odontologia. Atualmente, existe todo o processo de assepsia e higiene redobrada para reafirmar o compromisso do profissional com o cliente. A ideia é lidar com todos como uma única família.
Para conhecer os serviços do Vato, acompanhe o IG pessoal dele (@leandrochicano_vatobarber) e as nossas redes sociais. Aguardamos a sua visita!