Apesar de desagradável e incômoda, a dor causada pela tatuagem é inevitável, já que as agulhas bem fininhas espalham tintas nas camadas mais profundas da pele. Uma forma de tentar amenizar isso é o uso de anestésicos em forma de spray, pomada, creme ou até injeções. Entretanto, a prática não é recomendável por especialistas. Quer saber mais? Acompanhe o texto!
ENTENDA
A anestesia consegue abolir temporariamente as sensações dolorosas, reduzindo significativamente o desconforto causado na hora de tatuar. Acontece que o pigmento da tatuagem em contato com o anestésico pode prejudicar a arte final, alterando o desenho, causando inflamações ou até a rejeição da tinta na pele. Dessa forma, a maioria dos tatuadores não recomendam o uso desses produtos que aliviam a dor momentânea.
É importante ressaltar que, por determinação da Anvisa, tatuadores não podem aplicar anestesias, ficando a cargo apenas de profissionais da saúde capacitados para tal atividade. Além disso, podem haver efeitos colaterais ou risco de sérias complicações, afinal, a automedicação não é indicada, sendo sempre necessário uma orientação médica prévia.
PENSE ANTES DE AGIR
Como vimos acima, o uso indiscriminado de anestésicos pode causar problemas. A dica é ter uma boa conversa com o seu tatuador de confiança antes de pensar em adotar essa forma de reduzir a dor. Os locais, tamanhos e agulhas utilizadas podem interferir no processo e torná-lo mais doloroso, por isso, esclareça bem os seus receios antes da primeira sessão.
Por outro lado, muitas pessoas consideram o processo suportável e tranquilo. Isso depende muito de cada indivíduo e dos cuidados adotados anteriormente, como a alimentação mais saudável no dia da tattoo, uma pele hidratada e uma boa noite de sono. Tudo isso acaba fazendo a diferença e auxiliando para um dia menos exaustivo e dolorido no estúdio de tatuagem.