Sempre ouvimos falar sobre os cuidados após fazer uma tattoo, certo?! Há informações, dicas e sugestões sobre o que não comer, o que evitar, como cuidar da cicatrização, entre outros. Acontece que os cuidados já devem ser iniciados antes do ato de tatuar. Quer saber mais? Acompanhe o texto!
CUIDADOS PRÉ-TATUAGEM
Parece clichê, mas o uso de protetor solar e o fato de beber água auxilia e protege a pele, prevenindo contra agentes externos. Na hora de tatuar, uma pele saudável possui mais chances de ter uma boa cicatrização, inclusive evidenciando a cor do desenho.
O diagnóstico dermatológico antes da primeira sessão da tattoo também é uma boa alternativa, já que oferece mais segurança após o médico examinar a área do corpo que será tatuado. Em casos de coberturas de cicatrizes e sinais, essa consulta prévia é indispensável.
CUIDADOS PÓS-TATUAGEM
Após fazer o desenho que sempre sonhou, é preciso atenção e cautela com essa região do corpo, afinal, o local costuma ficar sensível e deve passar por cuidados adequados, com a higiene e hidratação redobrada. No primeiro dia, costuma-se usar um curativo com plástico filme envolvendo a tatuagem, mas a partir dos próximos dias, é recomendado o uso de produtos que reparam, regeneram e acalmam a pele. Cremes com ativos hidratantes e pomadas cicatrizantes costumam ajudar.
Na hora de lavar a tattoo, higienize bem as mãos e opte por sabonetes antibacterianos ou direcionados às peles sensíveis. Faça os movimentos com muito cuidado e seque com leves batidinhas.
Ao sair de casa, não esqueça de proteger a tattoo dos raios solares, usando protetor solar de FPS alto, como 50 ou 70. Isso pode evitar queimaduras, desbotamentos ou alergias.
Caso exista o aparecimento de alergias ou áreas avermelhadas após a tatuagem, procure o seu médico. O surgimento de bolinhas, inchaços ou aspectos alto relevo do desenho indicam sintomas que precisam serem avaliados e tratados com itens específicos.
CONCLUSÃO
Saúde em primeiro lugar! Como vimos no texto, algumas dicas e hábitos básicos fazem toda a diferença e garantem o nosso bem-estar antes e depois de tatuar. Uma dica valiosa é pesquisar e consultar a confiabilidade do tatuador no mercado, assim como os equipamentos e utensílios que ele utiliza, já que materiais não esterilizados corretamente também podem interferir. Agora, repasse essas dicas para quem, assim como nós, ama esse universo de tatuagens e gosta de se manter bem informado!