No último dia 21 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Skate. A data é uma homenagem aos praticantes do esporte, que conquista todos os gêneros, idades e está em constante ascensão no território nacional. A arte da tatuagem e a cultura do skate estão diretamente ligadas, já que cada vez mais skatistas do mundo inteiro registram no corpo o amor à modalidade por meio de letras, frases, ícones e desenhos.
O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, no começo da década de 1960 e virou um dos esportes urbanos mais praticados no mundo. A ideia veio de alguns surfistas, como uma alternativa de lazer aos dias sem ondas no mar. Feitos a partir de rodas de patins e uma tábua de madeira, instrumento na qual logo foi nomeado como “shape”.
Já em 1965, foram fabricados os primeiros skates mais elaborados e os campeonatos começaram a acontecer. É importante destacar a necessidade dos uso de equipamentos de proteção e segurança durante a prática, já que é considerado um esporte radical.
Quando falamos de tatuagem e skate, ninguém melhor do que Jay Adams para representar um pouco desse universo. O skatista norte-americano era repleto de tattoos que remetiam ao esporte e demonstravam a real paixão dele.
Apesar do aspecto artístico relacionado ao skateboarding, existem muitas pessoas que adotam a prática como profissão. Chris Cole, Sandro Dias, Letícia Bufoni, Stacy Peralta, Tony Hawk e Bob Burnquist são alguns dos nomes profissionais reconhecidos mundialmente nesse meio.
Desenhos customizados e referências que envolvem o skate são comumente vistos em tatuagens. Os traços são capazes de agregar ainda mais identidade para esse estilo de vida. Entre os exemplos mais requisitados, estão tattoos realistas com os grandes ídolos desse cenário, fingerboards, logos das grandes marcas de skates, peças específicas do skate, como o truck; desenhos old school mais discretos, etc.
Que tal se inspirar nesse mundo do skate para gravar a sua próxima tattoo na pele? Conte com a equipe do Alcabones!